Um novo estudo publicado por astrônomos norte-americanos na revista Nature indica que entre os discos de gases de uma estrela de 4 milhões de anos estão três planetas no início de sua formação. Usando o observatório do Atacama “Large Millimeter/submillimeter Array” (ALMA), no norte do Chile, foi possível  criar uma imagem da estrela HD 163296 e, assim, a equipe conseguiu observar que cascatas do gás fluíam em brechas distantes.

Jaehan Bae, coautor do artigo e astrônomo da Carnegie Institution for Science, usou modelos computacionais para mostrar como certos planetas afetariam o fluxo de gás. Esses modelos, alinhados com as observações do ALMA, ajudam a confirmar a teoria de que três planetas ocultos estão se formando no sistema.

Foto: NRAO / AUI / NSF, S. Dagnello

Um jornalista da CNET explica de forma mais simples: “Se você pensar no disco gasoso como uma pilha de três panquecas, a panqueca do meio é a área na qual os planetas bebês estão se formando. O gás, sendo o xarope de caramelo, parece estar vazando da panqueca superior para a do meio, onde quer que essa formação esteja ocorrendo”.

Os cientistas acreditam que os planetas jovens são responsáveis por empurrar o gás dessa maneira. “Os padrões desses fluxos de gás são únicos e é muito provável que só possam ser causados por planetas”, disse Bae.

O astrônomo também disse que essa experiência ensina cientistas sobre como descobrir exoplanetas ainda em um período inicial, já que sempre houve uma dificuldade de identifica-los, justamente por ficarem cercados de discos de gás e poeira.

“Isso realmente poderia nos ajudar a entender como a arquitetura de um sistema planetário se formou e talvez até desvendar mistérios sobre a evolução de nosso próprio sistema solar”, concluiu Bae.

Via: Cnet