O jogo mais comentado da última semana, Pokémon Go, tem causado comoção em todo o mundo e gerado uma série de situações inusitadas, graças à plataforma de realidade aumentada, que faz com que apareçam pokémons em rios, hospitais e até em uma delegacia.

Oficialmente, o aplicativo só está disponível nos Estados Unidos, na Austrália e na Nova Zelândia, mas, pelo que é possível perceber, ele tem feito bastante sucesso. De acordo com uma pesquisa realizada pela Similar Web, em 8 de julho, dois dias após o lançamento, o game já estava instalado em 5,1% de todos os dispositivos Android dos Estados Unidos.

publicidade

1. Downloads

Na última quinta-feira, os norte-americanos já tinham baixado mais o jogo do que o aplicativo de encontros mais famoso do mundo, o Tinder.

publicidade

2. Uso do app

Mas não se trata apenas do download. Mais de 60% das pessoas que baixaram o app o estão usando diariamente. Se considerado esse número, Pokémon Go tem mais ou menos o mesmo número de usuários ativos do que o Twitter, que é uma rede social bem estabelecida no mercado.

publicidade

Em termos de tempos de uso, cada pessoa passa, em média, 43 minutos por dia jogando. O número ultrapassa o de apps como o WhatsApp, o Instagram, o Snapchat e o Facebook Messenger.

Reprodução

publicidade

3. Downloads “ilegais”

Antes mesmo de ser liberado em países como o Brasil, o jogo já tem uma série de downloads. Usuários do mundo todo estão utilizando apks para baixá-lo. Desde o lançamento do game da Nintendo, o tráfego do site apkmirror.com passou de 600 mil visitas para 4 milhões. O site é um dos primeiros a aparecer nos resultados de pesquisas de “pokémon apk”.

Os brasileiros são responsáveis por 8,2% de todo o tráfego do site, ficando atrás apenas dos usuários dos Estados Unidos, que correspondem a 10,8% das visitas.

Reprodução

4. Ações da Nintendo

O sucesso do jogo foi uma ótima notícia para a Nintendo. Nos últimos dias, as ações da empresa subiram, atingindo o maior valor dos últimos 33 anos.

5. Retenção de usuários

Quando lançados, os aplicativos possuem entre três a sete dias para conquistar o usuário. É nesse período que as pessoas decidem se vão excluir ou não um app. E para Pokémon Go os índices são muito bons, apesar dos poucos dias de uso do jogo. Segundo a pesquisa, a taxa de retenção do jogo é extremamente alta, um indicativo de que as pessoas não planejam excluí-lo tão cedo.

-> Tinder: história, dicas e principais recursos do app de encontros