O WhatsApp, assim como outros apps e serviços, sempre testa novidades e recursos. Na maioria das vezes, eles disponibilizam as novidades para um número limitado de usuários, e depois expande para todo mundo.

Nos próximos dias, nós teremos algumas atualizações na plataforma com mudanças que já vinham sendo testadas aos poucos. Elas incluem melhorias para papéis de parede, uma nova função para buscar por figurinhas e um novo pacote de figurinhas animadas.

Vale notar que, como normalmente acontece, nem todos usuários devem receber as atualizações no mesmo instante. Assim, se algumas das novidades não estiver disponível agora, é possível que ela seja disponibilizada ao longo da semana.

Uma dessas novidades, e talvez a mais interessante, seja a pesquisa de figurinhas. Basicamente, você vai conseguir encontrar suas figurinhas usando textos, emojis ou navegando entre categorias, por exemplo. Isso vai facilitar a vida de quem tem praticamente um acervo de figurinhas e sempre perde um tempinho procurando alguma específica, ou desiste no meio do caminho por não encontrar.

Além da pesquisa aprimorada, o mensageiro vai receber melhorias em papéis de parede. Agora, os usuários poderão definir papéis de parede específicos para cada conversa e grupo. Isso deve ajudar a distinguir melhor um chat de outro.

O WhatsApp também passa a liberar novos papéis de parede com o padrão do aplicativo, que é chamado de ‘doodle’. Eles são, basicamente, aqueles desenhos tradicionais do WhatsApp, mas agora em novas cores. Essa novidade também já vinha sendo liberada na versão beta do app.

A terceira novidade neste sentido também traz uma nova coleção de papéis de parede. Estão incluídas imagens da natureza, arquitetura, mosaicos, paisagens urbanas e mais. E isso nos leva à quarta novidade, que está relacionada ao modo de cor do celular.

Os papéis de parede agora ficam separados nos álbuns “claro” e “escuro”. Eles estão ligados ao modo tradicional ou escuro, que podem ser ajustados no celular. O usuário ainda pode usar um tema claro no celular e um papel de parede escuro, por exemplo, embora o recurso também se adapte ao padrão do dispositivo.

O WhatsApp também passa a liberar o pacote de figurinhas “Juntos em Casa” da Organização Mundial da Saúde (OMS). A empresa diz que este tem sido um dos pacotes mais populares e está disponível em nove idiomas em forma animada – incluindo o português brasileiro.

De acordo com o próprio WhatsApp, atualmente existem mais de dois bilhões de usuários do mensageiro ao redor do mundo. A plataforma vem trazendo atualizações com recursos pedidos pelos usuários, e alguns que também já estão disponíveis em alguns concorrentes.

Uma das novidades que deve chegar em breve para todos são as mensagens temporárias, ou “autodestrutivas”. Desde o início de novembro, essa novidade vem sendo divulgada pelo mensageiro e testada por alguns usuários.

Basicamente, será possível enviar mensagens que se apagarão em um prazo de sete dias. O foco dessa adição está na privacidade das mensagens. Existem regras de uso, mas as mensagens ainda podem ser encaminhadas, por exemplo – e o usuário ainda pode fazer capturas de tela do conteúdo normalmente.