A novela sobre o problema entre TikTok e o governo dos Estados Unidos continua e, ao que tudo indica, está longe de um final. Neste domingo, um juiz de Washington suspendeu temporariamente a ordem de proibição do download do aplicativo no país. Segundo ele, a ordem de Donald Trump fere a liberdade de expressão prevista na constituição norte-americana.

O banimento do TikTok por lá estava previsto para hoje, segunda-feira. Mas ainda não vai ser desta vez. A decisão judicial concedeu a liminar solicitada pela ByteDance, a empresa chinesa dona do aplicativo. Os chineses também justificaram dano irreparável se a proibição for imposta.

O app de vídeos curtos é uma febre nos Estados Unidos. No início do verão no hemisfério norte, o TikTok somava 424 mil novos usuários americanos por dia. Ou seja, “por enquanto, a decisão permite que Google e Apple mantenham o aplicativo em suas lojas virtuais; pelo menos até segunda ordem. Mas…o juiz ainda não bloqueou restrições extras impostas pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos ao TikToke. As novas delimitações entram em vigor em 12 de novembro e englobam “qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou otimização do aplicativo nos Estados Unidos”.

Assim, se o acordo entre TikTok, Oracle e Walmart não for aprovado, o aplicativo ainda corre o risco de ser definitivamente banido de lá. A seguir…cenas do próximo capítulo!