É… problema é o que não falta para ser resolvido pelo próximo governo… E nesse caldeirão de desafios, está também o que vai ser feito da tecnologia no Brasil. Nós fomos conversar com duas feras no assunto para entender quais são alguns dos principais obstáculos que o novo governo precisa superar quando o assunto é tecnologia….
Gilberto Sarfati é especialista num quesito que anda em falta por aqui: Competitividade. Ele é coordenador da área na Fundação Getúlio Vargas. Na visão dele, um dos primeiros desafios é mudar o jeito como as coisas são feitas por aqui.
Mas, tem um obstáculo gigante no caminho do próximo governo. Um problema já velho conhecido de todo mundo: A burocracia!
O professor da GV até deu uma ideia para que a gente consiga colocar a tecnologia para trabalhar mais rapidamente a favor do país.
Um ministério… calma! Temporário! Dedicado ao Empreendedorismo.
Se a tecnologia é o motor para a criação de novas empresas por meio do empreendedorismo, o segundo especialista que nós ouvimos acha que o novo governo tem que ter uma preocupação.
Demi Getschko (lê-se Dêmi Guetxco) faz parte da história da internet brasileira e mundial. Ele é presidente do NIC.BR e é um dos caras que mais entende de Web no planeta. Na visão dele, o próximo governo precisa prestar atenção na inteligência artificial.
Outra preocupação que o Demi acha que o próximo governo tem que ter é com uma questão famosa… a proteção de dados!
Para finalizar, nosso especialista acredita que um dos grandes desafios que o próximo governo vai enfrentar para melhorar as coisas no mundo da tecnologia tem a ver com algo que nós brasileiros sempre tivemos dificuldade… o Planejamento!
É… não faltam problemas e desafios. O próximo governo precisa enfrentá-los porque, senão, só vamos ver aumentar ainda mais a distância entre o Brasil e o mundo desenvolvido no que diz respeito à tecnologia. No que depender de nós, do Olhar Digital, vamos fazer toda força para que a nossa velocidade aumente!