A maioria de nós passa mais tempo no escritório do que na própria casa, não é mesmo? Pesquisas científicas mostram que o ambiente de trabalho influencia diretamente na motivação e comportamento das pessoas – quanto mais apropriado, funcional e com mais benefícios para quem trabalha ali, mais resultados… Combinando esses dois fatores, criar ambientes “perfeitos” é o grande e atual desafio de arquitetos e engenheiros.
Cá entre nós, quem não quer trabalhar em um lugar legal assim?!…A cultura de espaços abertos com comida e bebida disponível para todos, salas de descompressão, jogos e ambientes mais descolados nasceu no berço mundial da tecnologia e inovação, o Vale do Silício, na Califórnia. Lá, já há algum tempo, muitas empresas adotaram esse modelo de escritório, e essa tendência vem se espalhando pelo mundo, e também, aqui no Brasil.
Mas nada é aleatório ou simplesmente bonito. Tudo deve ser pensado estrategicamente, desde o espaço destinado para cada funcionário, como a disposição dos móveis, objetos de decoração, cores, iluminação, e os diferentes ambientes…
Com auxílio da tecnologia e softwares exclusivos, arquitetos e designers podem desenvolver de um escritório a um edifício inteiro com extrema precisão em três dimensões. Com os detalhes minuciosamente replicados e previstos no digital, é possível prever erros e desperdícios. Além disso, o cliente também pode ter uma visão ampla e completa de todo o projeto, antes mesmo do primeiro passo para sua concepção.
É verdade, a tecnologia está inserida há algum tempo no dia a dia da engenharia e arquitetura, e com ferramentas adequadas e a criatividade dos profissionais, nascem espaços cada vez mais agradáveis e sedutores para quem vai utilizar o espaço, o que significa maior produtividade e prazer ao longo do dia.