Review do LG G8s ThinQ: uma ótima opção, mas peca no tamanho da bateria

Aparelho topo de linha da LG entrega boa performance e fotos incríveis, mas traz uma bateria de baixa autonomia
Alvaro Scola02/12/2019 17h58

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A LG tem investido bastante na inteligência artificial, principalmente com a tecnologia ThinQ, que faz parte de seus principais aparelhos atuais. Por sua vez, um dos seus aparelhos topo de linha desse ano é justamente o LG G8s ThinQ, que como o nome sugere, também usufrui dos benefícios da inteligência artificial.

O Olhar Digital teve a chance de testar o aparelho para saber quais são os seus pontos positivos e negativos. A seguir, confira a análise completa do celular LG G8s ThinQ!

Design, acabamento e tela

O novo aparelho da LG, assim como a maioria dos celulares atuais acaba adotando o vidro como o seu material principal, estando presente tanto em sua parte frontal, como em sua parte traseira. De forma geral o aparelho é bem bonito, mas acaba refletindo bastante a imagem do ambiente e pega marcas de dedos com facilidade, ainda sendo bem escorregadio.

Reprodução

Apesar de adotar o vidro como material, o LG G8s não é frágil, uma vez que ele conta com a proteção do Gorilla Glass 6 para a sua parte traseira e o Gorilla Glass 5 para o seu display. Além disso, ele também tem a certificação IP68, que o deixa resistente a água e a poeira.

Já para a tela, a LG implementa aqui o um display G-OLED de 6,21 polegadas com a resolução de 2248 por 1080 pixels. Apesar de apresentar boas imagens e um nível de brilho razoável, o notch do aparelho é um tanto grande, sendo que nele está a câmera do aparelho e um sensor Time of Light. Quem não gosta de notches, felizmente, pode ocultá-lo com uma opção do sistema, mas que faz perder um pouco do espaço da tela.

Reprodução

De volta a parte traseira do aparelho, é nela que está presente o leitor de impressões digitais do celular e suas câmeras principais, que ficam dispostas na horizontal e são rentes ao corpo, uma decisão acertada da LG. Inclusive, mais um ponto positivo do aparelho, é que o mencionado leitor de impressões digitais acaba sendo bem discreto.

Ainda no corpo do aparelho está presente uma porta USB-C para o carregamento e transferência de arquivos,um botão para chamar o Google Assistente e os clássicos volume e power.

Reprodução

Configuração e desempenho

Em relação a parte técnica e o hardware utilizado, a LG colocou no G8s ThinQ um processador Octa-Core Snapdragon 855, GPU Adreno 640, 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento expansível com cartão microSD. Aqui, nós vemos uma configuração comum para os aparelhos topo de linha de 2019, mas algo que pode preocupar a longo prazo é o número baixo de memória RAM disponível no aparelho.

Apesar desse ponto negativo, na prática, o LG G8s ThinQ apresenta uma performance excelente e abre os aplicativos com bastante velocidade sem demonstrar lentidões. Inclusive, até mesmo quem gosta de utilizar mais de um aplicativo aberto ao mesmo tempo, não terá problemas.

Já para jogos, o LG G8s também dá conta do recado e rodar qualquer título sem lentidão. Para nossos testes, foram utilizados o Call of Duty Modern Warfare Mobile e o Real Racing 3, sempre com as configurações gráficas no máximo.

Reprodução

Infelizmente, mais um ponto negativo para o celular da LG vai para a sua bateria, que é de apenas 3.550 mAh. O número, além de ser baixo para os padrões atuais, na prática, dura pouco. Em nossos testes usando o telefone para tarefas comum do dia a dia e para jogar algo rapidamente, acabamos sempre no limite de nossa carga.

Já graças ao carregamento rápido, ao menos o celular é capaz de fazer uma recarga completa em torno de uma hora e meia, que é o padrão para a maioria dos aparelhos atuais.

Fotos

Seguindo mais uma vez a tendência dos aparelhos topo de linha de 2019, a LG colocou no LG G8s ThinQ três câmeras traseiras, que podem ser definidas da seguinte forma:

  • Uma lente Wide de 12 megapixels e abertura f/1.8;
  • Uma lente telegráfica de 12 megapixels e abertura f/2.6;
  • Uma lente ultrawide de 13 megapixels e abertura f/2.4.

De forma geral, o resultado apresentado pelas lentes do LG G8s ThinQ conta com um bom nível de detalhes e um contraste equilibrado. Apesar disso, as cores obtidas nas fotos as vezes saem um pouco saturadas, mas nada que seja comprometedor. Veja algumas fotos tiradas com o aparelho:

Reprodução

Reprodução

Em relação a modos, mais uma vez, o celular novo da LG não decepciona, apesar de não inovar muito. O seu destaque mesmo fica por conta do modo noturno, que lhe permite fazer um ajuste do nível da iluminação e da função estúdio, que possui diversos filtros e é útil para tirar fotos de pessoas com efeitos diferentes. Abaixo, veja primeiro a foto sem e depois com o modo noturno ativado:

Reprodução

Reprodução

Já para vídeos, o LG G8s ThinQ pode gravar na resolução máxima de 4K com 60 quadros por segundo, o que deixa as capturas com uma boa qualidade. Caso você opte por uma resolução menor que essa, o aparelho libera a estabilização óptica para diminuir as tremidas, que se saiu muito bem em nossos testes.

Se o seu interesse está mais voltado para a câmera frontal, a boa notícia é que ela mantém o padrão de qualidade visto nas lentes principais. Enquanto isso, o seu recurso mais interessante é o “Smart Selfie”, que lhe permite tirar uma selfie e trocar o seu plano de fundo sem ter que fazer nenhuma edição mais complexa.

Reprodução

Sistema

O LG G8s ThinQ vem por padrão com o Android 9 Pie instalado e com alguns aplicativos da própria fabricante. Felizmente, eles não estão em massa aqui e alguns acabam sendo úteis como para a migração de um outro aparelho ou apenas para uma manutenção.

Já no que diz respeito a funções, aqui temos algumas novidades. Por exemplo, o “Knock-on”, que serve para desbloquear o celular mais rápido quando bloqueado continua a marcar presença.

Entretanto, quem rouba a cena é o recurso chamado Air Motion, que lhe permite abrir aplicativos e realizar outras funções com um gesto de sua mão sem ter que tocar no aparelho. De forma geral, a função até funciona bem, mas ela tem o problema de demorar bastante para detectar a sua mão, o que lhe fará voltar a fazer as suas ações do jeito mais tradicional após utilizá-la poucas vezes.

Conclusão

O LG G8s é um dos melhores aparelhos topo de linha de 2019 e acerta praticamente em todos os aspectos. A sua performance, por exemplo é ótima, mas não podemos deixar de notar que os 6 GB de memória RAM são baixos e podem ser um problema para o futuro próximo.

Não apenas os 6 GB de memória RAM preocupam, como a capacidade de sua bateria, que é de apenas 3.550 mAh e está sempre no limite para um dia de uso. Já de volta aos pontos positivos, a sua câmera é excelente e todos os seus modos estão bem implementados.

O LG G8s foi lançado no Brasil no final do mês de julho e tem o preço sugerido de R$ 4.300,00.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital