O Condado de King, região em que se encontra a cidade de Seattle, nos Estados Unidos, anunciou na última quarta-feira que está implementando a votação via smartphone para a próxima eleição do conselho de supervisores. Os mais de 1,2 milhão de moradores vão poder usar o celular para registrar seus votos no pleito, que iniciou ontem e vai até o dia 11 de fevereiro.
A ideia de votação virtual não é nova. Em 2010, o Conselho de Eleições e Ética da capital americana criou um portal de eleições na internet e convidou especialistas em segurança para investigar vulnerabilidades. Após um estudante da Universidade de Michigan conseguir violar o site, o conselho desistiu da ideia.
Outros municípios conseguiram implementar, com sucesso, a votação por smartphones para eleitores que moram fora dos Estados Unidos. West Virgínia, um estado americano, por exemplo, recebeu 150 votos através de um aplicativo baseado em blockchain, em 2018. No mesmo ano, porém, a Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos emitiu um alerta público contra a votação online e sugeriu que as eleições continuassem como são, com cédulas de papel.