Construído pelo engenheiro civil alemão Konrad Zuse entre 1942 e 1945, o Zuse Z4 é o computador mais antigo do mundo ainda preservado. Agora, pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Zurique, encontraram seu manual.

Em 1950, o Z4 era o único computador digital em operação na Europa. Além disso, ele foi o segundo modelo a ser vendido comercialmente no mundo. O primeiro foi o Binac, desenvolvido nos Estados Unidos pela ECC e vendido para a atual Northrop Grumman.

Atualmente, o Z4 está em exibição no Deutsches Museum, em Munique, e ocupa uma sala inteira. Seu manual foi provavelmente escrito pelo próprio Konrad Zuse. O documento foi encontrado por Evelyn Boesch e, com ele, havia registros que detalham o uso da máquina entre 1950 e 1955, com descrição de tarefas e programas executados e o tempo necessário para cada atividade.

Evelyn é filha do engenheiro René Boesch, que trabalhou no Instituto para Estatística e Construção de Aeronaves do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça no início da década de 1950. O Z4 era usado lá para cálculo aerodinâmico e foi parte do projeto do FFA P-16, o primeiro caça supersônico suíço.