Cientistas da Universidade da Flórida Central estão desafiando uma lei da Física. Em artigo publicado pela Nature, eles apresentam um raio laser que, supostamente, viaja à mesma velocidade em qualquer ambiente. Até agora, imaginava-se que a velocidade dos feixes de luz fosse alterada de acordo com o meio.

Embora as leis da Física continuem as mesmas, os pesquisadores parecem ter conseguido contorná-las. Para isso, eles incorporaram ao laser um modulador espacial de luz. O dispositivo reorganiza a energia de cada pulso luminoso para entrelaçar suas propriedades no espaço e no tempo e, assim, controlar a velocidade em que os feixes de luz viajam.

Como exemplo, os pesquisadores citam um avião que envia mensagens codificadas em luz a dois submarinos que estão na mesma profundidade, mas a distâncias diferentes. Como a luz viaja mais lentamente na água, a mensagem deve chegar primeiro ao submarino mais próximo. Com o novo laser, os feixes de luz chegam ao mesmo tempo.

Basanta Bhaduri, coautor do estudo, destaca que a invenção pode revolucionar as tecnologias de comunicação óptica. Isso porque, segundo ele, o laser oferece novas oportunidades para moldar o fluxo de luz e outros fenômenos de ondas.