Seria um golpe duríssimo contra o império de Mark Zuckerberg. Em um processo por violações antitruste nos Estados Unidos, o Facebook pode ser ver obrigado a se desfazer de suas galinhas dos ovos de ouro; o Instagram e o WhatsApp. 
 
Diversos estados norte-americanos têm tentado persuadir a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos para tratar o caso em parceria com o governo federal. A ideia é unir esforços para exigir grandes mudanças nos negócios da empresa; tudo por ordem judicial. O Facebook é acusado de sufocar injustamente a concorrência ao abocanhar rivais menores e manter o controle sobre os dados de seus usuários. 
 
Forçar a venda dos ativos das empresas já adquiridas por Zuckerberg poderia fazer uma boa mudança nos negócios da plataforma. A expectativa dos progressistas é de que Joe Biden, ao assumir a presidência dos EUA, seja mais duro em questões antitruste do que a administração Trump. O processo já corre há 16 meses. Em 2019, a FTC aprovou uma multa de US$ 5 bilhões contra a rede social – um valor recorde, até então.