Há pelo menos seis anos um fenômeno misterioso intriga a Rússia. Isso porque uma série de crateras têm sido descobertas e levantado diversos questionamentos. A mais recente foi encontrada por uma equipe de TV enquanto eles se encaminhavam para uma reportagem.

Esse é o 17º buraco encontrado na região. Segundo cientistas, ele tem cerca de 50 metros de profundidade. Quando as imagens foram reveladas, muitas teorias foram criadas: as hipóteses vão de ações de objetos voadores não identificados a testes secretos de mísseis.

Só que a explicação pode ser muito menos emocionante. Segundo especialistas, as crateras surgem naturalmente após explosões subterrâneas em verões excessivamente quentes. Isso porque o descongelamento da região pode liberar gás naturalmente e fazer blocos de gelo e solo serem lançados a centenas de metros do epicentro da explosão.

Apesar de as crateras provavelmente terem sido causadas por explosões naturais de gás, o homem tem participação no surgimento delas. Como a ação humana tem intensificado o aumento de temperatura na região, essa pode ser uma consequência.