Quando se imagina um equipamento completo de home theater, logo se pensa em caixas de som bem potentes e em uma TV com muitas polegadas. Afinal, é isso que vai permitir reproduzir a sensação especial de estar dentro de uma sala de cinema.
A televisão e as caixas de som são de fato bem importantes, já que é a combinação delas que garante a experiência de se sentir dentro de um filme. Além deles, há outro dispositivo primordial para o home theater: o receiver. É ele que faz a ligação entre a imagem que aparece na TV e o som enviado às caixas de som.
Em sistemas de home theater completos, o receiver é o equipamento central, o elemento mais importante. Sem ele, a experiência de assistir a um conteúdo no equipamento certamente não será completa. E do ponto de vista técnico, o que realmente faz o receiver?
Assim como em todas as etapas da montagem de um home theater, na escolha do receiver é importante levar em consideração o tamanho da sala em que o equipamento será instalado.
O tamanho do ambiente pode determinar qual receiver comprar. Isso é importante porque existem muitas opções, incluindo receivers que podem conectar até onze canais diferentes.
A potência de um receiver deve ser compatível com o número de caixas de som do home theater e também com o tamanho da sala. Para isso, é recomendável que o usuário vá a uma demonstração em um showroom, por exemplo, onde possa testar o receiver e ver como ele se conecta às caixas.
Se o resultado for compatível com a sala em que pretende instalar o equipamento e com o que se está buscando, vale a pena fazer o investimento. Ele garante que se obtenha a experiência desejada.
Alguns equipamentos de home theater têm receiver embutido. Essa pode ser uma opção interessante quando se quer montar o sistema, já que nesse caso há boa compatibilidade com as caixas de som. Essa possibilidade também pode ser interessante do ponto de vista financeiro, pois custa menos que comprar os itens separadamente.
Na próxima semana, temos a terceira e última parte do guia para montar um Home Theater! Nela, vamos esclarecer as diferenças entre um soundbar e caixas de som avulsas. Não perca!