Como chipsets de ponta a preços acessíveis popularizam recursos de IA

Se há alguns anos a inteligência artificial parecia assunto para um futuro distante, agora ela já é realidade na casa de muitas pessoas
Equipe de Criação Olhar Digital22/07/2019 19h21

Publieditorial

É cada vez maior o número de dispositivos que oferecem recursos de inteligência artificial. Smartphones e assistentes pessoais inteligentes são alguns exemplos de aparelhos que contam com esse recurso avançado. A inteligência artificial também está presente em smartTVs, em carros conectados, na indústria, com a Internet das Coisas. Enfim! O mundo todo está cada vez mais conectado e inteligente.

E como esses equipamentos conseguem tirar proveito dessa nova tecnologia? O que torna esse equipamentos inteligentes? Todos eles incluem chips, produzidos por empresas como a MediaTek, para oferecer esses recursos inovadores que a inteligência artificial promete. São os chips que permitem, por exemplo, que você dê comandos de voz ao seu smartphone ou converse com assistentes pessoais.

Com sede em Taiwan, a MediaTek é conhecida por seus chipsets de tecnologia de ponta vendidos a preços competitivos. Seus processadores já estão presentes em mais de 20% das residências do mundo todo e em quase 1/3 dos celulares que existem.

É com um chip da MediaTek que um smartphones como o K12+, da LG, por exemplo, consegue ter uma câmera com inteligência artificial capaz de reconhecer objetos e cenas em tempo real, para oferecer, automaticamente, o melhor modo de captura em cada clique.

Outro produto que utiliza chips da Media Tek é a versão mini da assistente pessoal Alexa Echo Dot, da Amazon. Além de se conectar aos outros aparelhos da casa, é graças ao chipset da Media Tek que a assistente consegue, com inteligência artificial, aprender sobre o gosto musical, os pratos favoritos e os detalhes da rotina dos usuários. Com essas informações, o dispositivo é capaz de oferecer a seu dono recursos e serviços personalizados, mais alinhados com seus interesses pessoais.

Para entender mais sobre o impacto que tecnologias como essa devem ter na vida da pessoas nos próximos anos, conversamos com Samir Vani, Country Manager da MediaTek no Brasil.

“A MediaTek vem trabalhando em levar essa inteligência artificial não somente para os telefones celulares, mas também para outras áreas, como a automotiva, de televisores, de assistentes virtuais. Uma das grandes missões da MediaTek é justamente a democratização da tecnologia. Levar a tecnologia e seus benefícios para uma camada maior da população”, diz.

Pois é, se há alguns anos a inteligência artificial parecia assunto para um futuro distante, agora ela já é uma realidade cada vez mais presente na casa de muitas pessoas. E, pelo visto, a tendência é que isso só aumente!