Que a tecnologia moderna transformou nossas vidas, a gente já sabe. Mas, e agora se o uso de alguns dispositivos estiver transformando nossos corpos? Já pensou?! Os problemas de saúde causados pelo uso da tecnologia ainda são recentes na medicina. E é exatamente por isso que questões como esta vem sendo amplamente estudadas. Recentemente, a notícia de que o uso do smartphone estaria desenvolvendo chifres na parte de trás dos crânios de jovens deixou muita gente com a pulga atrás da orelha…e certamente com a mão na cabeça procurando o tal “chifre”…é, até os solteiros…
Brincadeiras à parte, o assunto é sério; o chifre, nem tanto. O problema é que quando a gente usa o smartphone é normal que nosso pescoço fique assim, curvado para frente. Esse desvio de postura, além de problemas na coluna, pode causar um crescimento ósseo e de tendões na parte de trás do pescoço, mas nada que possa trazer algum risco mais sérios para a saúde.
O chifre, ou melhor, o calo ósseo pode ser comparado aos calos que eventualmente aparecem nas mãos ou nos pés; quando a pele engrossa em resposta à pressão exercida naquele local. Cientistas da Universidade da Costa do Sol, na Austrália, dizem que esta pode ser a primeira documentação de uma adaptação fisiológica ou esquelética devido à penetração de tecnologia avançada na vida cotidiana. Segundo eles, os smartphones e outros dispositivos portáteis são os principais responsáveis pelo corpo humano estar “entortando”.
Ainda que o aparecimento da formação óssea seja incomum, a síndrome do chamado “pescoço tecnológico” já é bem conhecida pelo mundo médico. A Organização Mundial da Saúde inclusive considera a síndrome epidêmica. A má postura ao utilizar dispositivos como o celular ou o computador pode causar crises de dor de cabeça, além de dores na parte superior da coluna e no pescoço. Pior; não é só isso…
Para não ser “mais um” nessa lista de “curvados e doloridos”, é preciso se preocupar com a postura – aumentar a consciência sobre o problema antes que seja tarde demais. Claro, a solução não é banir a tecnologia. Mesmo porque isso é completamente indiscutível nos dias de hoje. Mas, sim, é importante controlar o uso e estar ciente dos problemas. Mais do que isso, é possível contar com a ajuda de profissionais para fortalecer a região cervical e lombar e trabalhar na prevenção do problema.
Existe uma série de alongamentos que você mesmo pode fazer em casa e no trabalho durante alguns períodos de descanso para aliviar o estresse sobre o pescoço e a coluna no dia a dia. Mas, pensando especialmente em conscientização postural, uma das melhores indicações tanto para prevenir quanto para curar o problema é a prática do Pilates.