A Caixa anunciou nesta terça-feira que foram bloqueadas várias contas digitais do aplicativo Caixa Tem após um ciberataque. Devido às suspeitas de fraude, cerca de 5% das contas foram bloqueadas e precisarão de verificação presencial. Quem foi afetado precisará comparecer a uma agência da Caixa com seus documentos para comprovar sua identidade.

Segundo a Caixa, houve uma falha de segurança no momento inicial do cadastramento para o recebimento do auxílio emergencial. A estatal permitia a criação de múltiplas contas em um mesmo celular, o que foi pensado para permitir que pessoas que não têm um aparelho pudessem solicitar o auxílio pelo smartphone de um amigo ou vizinho. Mas, isso abriu espaço para abuso do sistema, possibilitando as fraudes.

Em entrevista ao site InfoMoney, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, diz que há provas de que houve a atuação de hackers na abertura da maioria das contas bloqueadas nesse movimento. No entanto, ele admite que alguns usuários legítimos podem ter sido afetados pelo bloqueio em massa.

Na sexta-feira, Guimarães, após reunião com a Polícia Federal, havia dito que os cibercriminosos já foram identificados e devem responder legalmente pela fraude.