Cães vão farejar a covid-19 em aeroporto de Helsinque

Acsa Gomes25/09/2020 21h40, atualizada em 25/09/2020 23h12

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cães farejadores em aeroportos não são exatamente uma novidade, mas em Helsinque, na Finlândia, os animais terão uma missão específica: detectar possíveis sinais de infecção por covid-19. A partir desta semana, todos os passageiros que desembarcarem na cidade serão testados.

Se a iniciativa funcionar, pode ser um método mais eficiente e simples para detectar a doença. Quem for alérgico ou que tiver medo de cães, não precisa se preocupar: os passageiros não terão contato direto com os animais. Em vez disso, um lenço passado na pele do indivíduo será dado para o cachorro cheirar. Quando os cães indicarem resultado positivo, os passageiros serão encaminhados para um posto dentro do aeroporto.

Um estudo francês recente mostra que cachorros treinados para cheirar a diferença entre o suor de indivíduos saudáveis e infectadas acertam 95% dos diagnósticos. Atualmente, dez cães passam por treinamentos para a tarefa, mas ainda não está claro como eles detectam a doença com o faro.

O programa piloto está previsto para durar quatro meses. Depois disso, todos os resultados obtidos serão avaliados. Se tudo correr bem, os cães podem substituir os humanos que atualmente testam os passageiros que desembarcam.

Ex-editor(a)

Acsa Gomes é ex-editor(a) no Olhar Digital