De acordo com o canal norte-americano dedicado a negócios, a CNBC, a Amazon está vendendo diversos produtos vencidos nos Estados Unidos. De acordo com o relatório divulgado pelo veículo, muitos clientes reclamaram sobre o recebimento de itens alimentares com o prazo de validade vencidos nos últimos meses. Há até algumas análises de consumidores de produtos alimentícios que afirmam ter recebido alimentos vencidos com mais de um ano.
Os vendedores de alimentos estão entre os mais de 2,5 milhões de empresas que usam a Amazon diariamente para distribuição de seus produtos nos Estados Unidos. Isso corresponde a 58% do total de mercadorias vendidas pela empresa.
Em nota, a Amazon disse que os vendedores externos, por regra interna da companhia, precisam fornecer datas de vencimento dos itens alimentares comercializados, e reitera que a empresa não vende itens com menos de 90 dias restantes da data de vencimento a partir do momento em que são enviados. Além disso, a empresa utiliza supervisores humanos e maquinas com inteligência artificial para detectar possíveis violações de itens alimentares em seus centros de distribuição.