O Reino Unido começou a testar essa semana veículos de transporte coletivo autônomo. Os veículos sem motorista estão sendo testados no shopping Cribbs Causeway, em Gloucestershire, no Sudoeste da Inglaterra, e funcionam entre 10h e 16h todos os dias da semana, transportando passageiros pelas instalações e ao longo de espaços comuns para pedestres.
O projeto, chamado CAPRI, está sendo administrado por um consórcio de empresas e instituições acadêmicas que esperam introduzir esse tipo de sistema de transporte como padrão nas estradas do Reino Unido. As cápsulas usam sensores, radar e processamento de visão para navegar em áreas repletas de pedestres, cadeiras e bicicletas. Além de usar o teste para resolver problemas técnicos, os pesquisadores estudarão a reação do público ao transporte autônomo, com o objetivo de realizar um teste em vias públicas abertas ainda este ano.
Essa não é a primeira vez que este tipo de veículo autônomo é testado em solo britânico. O projeto “GATEway” chegou às ruas de Greenwich em 2016, enquanto os “Heathrow Pods” estão em operação no aeroporto de Heathrow, o mais movimentado do Reino Unido.