Cachorros cantando, crianças dançando e personagens com frases icônicas viralizam na internet. Todo mundo já viu ou compartilhou algum vídeo engraçado pelas redes sociais. Esses são os famosos memes. Geralmente eles vêm carregados de conteúdos humorísticos rápidos e que são replicados instantaneamente. No Brasil, é algo que se tornou tão popular que tem até premiação para isso: o Memeawards. Foram várias categorias: desde memes em imagens, em vídeos, trilha sonora e até melhor artista em memes. Essa premiação é resultado da enorme produção de memes que temos no país. São diversos grupos, fóruns e comunidades espalhados pela internet. A maioria faz pela diversão, mas aos poucos o mercado abre os olhos para quem tem esse talento criativo. Tem gente que já ganha dinheiro com isso e existem até “celebridades” do mundo dos memes que mudaram de vida.
O João ganhava a vida como motoboy. Porém, com uma veia humorística, ele acabou virando meme pelos vídeos que postava no Youtube, filmando alguns lugares conhecidos da região de Campinas e cidades vizinhas, como se estivesse em pontos turísticos internacionais. Hoje, ele consegue viver da fama que ganhou da internet.
Pelo jeito sim. Quer ver mais um exemplo? Essa é a Débora… dos falsetes. Ela virou meme por fazer falsetes na internet. Simples assim.
O Alex é um exemplo diferente. Ele começou a criar memes aos 16 anos e hoje administra um site, uma página nas redes sociais e um grupo chamado Etlância. Ele é formado em engenharia, mas por sua criatividade, trabalha desenvolvendo memes para um canal de internet focado em futebol – que, aliás, é um terreno fértil para o seu tipo de humor.
Já os memes criados pelo Rony são para outro nicho de pessoas. Através de imagens animadas e piadas ácidas, ele é um dos criadores da Bcharts: uma plataforma que produz conteúdo sobre o universo pop.
Apesar do crescimento do mercado, viver só de meme ainda não é tarefa fácil. A saída está quase sempre na publicidade. O Rony e o Alex são exemplos de jovens criativos que as agências estão buscando para trazer a linguagem de internet para suas campanhas.
O marketing digital leva muitas marcas para as plataformas e os memes entram no pacote. A Netflix, por exemplo, lançou vídeos com a apresentadora Xuxa, que foi a protagonista de muitos memes por aqui. Gretchen é outra celebridade que voltou aos holofotes graças ao poder dos memes.
Essa agência trabalha com planejamentos estratégicos para internet há 7 anos. Em uma das suas últimas campanhas, os memes ocuparam lugar de destaque.
Por sua própria natureza, os memes são passageiros – descartáveis até. Mas, essa nova forma de comunicar chegou pra ficar. Além de engraçada, ela pode ser bem eficaz. O que começou como brincadeira, já está virando profissão do futuro.