O Facebook anunciou nesta terça-feira em um post em seu blog para desenvolvedores uma nova falha séria de privacidade em sua plataforma, e que pode ter exposto informações de milhares de usuários que participam de grupos na rede social.

De acordo com o Diretor de Parcerias da Plataforma, Konstantinos Papamiltiadis, em abril de 2018 o Facebook modificou a forma como aplicativos autorizados podiam obter acesso às informações de um determinado grupo, limitando assim as informações expostas, como nome do grupo, quantidade de usuários e conteúdo dos posts.

Entretanto, cerca de 100 aplicativos mantiveram permissões de acesso mais amplas, que incluíam nomes e perfis de participantes, além de sua atividade no grupo. Dos 100 aplicativos identificados, cerca de 11 acessavam esses dados nos últimos 60 dias.

Em nota, o Facebook diz ter entrado em contato com os desenvolvedores e pedido a exclusão dos dados obtidos de forma irregular por estes aplicativos, e que irá ‘conduzir auditorias’ para se certificar de que eles foram mesmo excluídos.