100 milhões de doses de vacina contra a covid-19 podem ser produzidas aqui no Brasil em breve pra Fiocruz. Isso porque o Ministério da Saúde assinou um acordo de transferência de tecnologia e produção da fórmula desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.
Para preparar a infraestrutura, está previsto um investimento de 522 milhões de reais. Se o composto se provar eficaz e seguro, ele será produzido no Brasil a partir de dezembro. Nos primeiros dois meses, a previsão é produzir 30 milhões de doses. Outras 70 milhões serão preparadas durante o primeiro semestre de 2021.
Como o imunizante vai ser produzido pela Fiocruz, isso deve aumentar a capacidade de fornecer a imunidade aos brasileiros. Além disso, foi estabelecido um comitê de acompanhamento técnico-científico. O grupo vai ser coordenado por Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, e tem a participação de especialistas da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Goiás.