“A partir de agora, para reduzir a conta no fim do mês e gerar economia, ninguém mais faz ligações para celular com os telefones da empresa”. Pense na reação que uma equipe de vendas teria ao receber uma determinação deste tipo, vinda da gerência administrativa ou até mesmo do dono do negócio. Certamente seria uma ação radical e que prejudicaria o trabalho, já que hoje em dia o mais comum é encontrar clientes via celular.
Para não chegar nesse ponto, o que muitos empreendedores podem fazer é concentrar esforços para gerar economia nas ligações para celular. Recomenda-se elaborar um plano de ação levando em conta a rotina de trabalho da empresa, além de observar em quais circunstâncias essas chamadas são feitas e como a equipe se comporta durante os contatos com os clientes via telefone.
A questão da economia nas ligações para celular pode mexer com diversos aspectos de uma empresa, inclusive com a técnica de abordagem usada pelos funcionários. É importante verificar se eles estão indo direto ao ponto ou se estão perdendo tempo desviando o foco da conversa. Por isso, no plano de ação, o que não pode faltar é a estratégia de engajamento da equipe para atingir a meta de reduzir os gastos com ligações para celular.
A primeira medida é ser transparente. Apresentar o problema é um passo importante para ganhar a atenção da equipe. A gestão pode, por exemplo, mostrar os custos que a empresa tem com as ligações para celular, o impacto delas no orçamento da empresa, entre outros fatores. Isso ajuda a preparar o terreno para a apresentação das soluções, que podem ser baseadas inicialmente em boas práticas. Foque na abordagem ao cliente destacando assertividade e brevidade. Crie peças gráficas físicas e virtuais para divulgar as ações e para servir também como lembretes.
Economia com soluções tecnológicas
Além de mexer na rotina de trabalho, a empresa pode contar com soluções tecnológicas para economizar nas ligações para celular. A Intelbras, por exemplo, possui equipamentos que, associados à gestão eficiente dos planos contratados, ajudam a gerenciar as chamadas tendo a economia como principal motivação. Entre as opções oferecidas pela Intelbras, referência no segmento de soluções em telefonia, está a linha de gateways com os modelos GW 280 e GW 180.
Com o uso dos gateways da Intelbras, as ligações de telefone comum para celular sofrem um processo de “conversão”. O objetivo é fazer a empresa aproveitar os melhores planos de telefonia móvel. Funciona de forma bem simples. A ligação do telefone fixo da mesa do funcionário passa pelo gateway, que determina a melhor rota dessa ligação. Ou seja, a ligação se transforma em uma ligação de celular para celular, onde o gateway selecionará a opção com o menor custo, o que irá resultar numa economia considerável na conta telefônica.
A configuração da telefonia com o uso do gateway é feita de forma prática, permitindo que cada aparelho receba chips de operadoras diferentes. As capacidades variam de acordo com cada modelo de gateway. A ligação efetuada pelo telefone da mesa de seu colaborador passa por um desses chips e é finalizada por meio do plano que a empresa tem com cada operadora.
Por exemplo, uma empresa usa chips de duas operadoras, TIM e Vivo, e o funcionário liga de seu ramal para um celular da TIM. Antes da ligação ser efetuada, o gateway da Intelbras faz uma consulta de portabilidade para identificar a rota de menor custo. Todo o processo é rápido e imperceptível para quem está ao telefone.
O gateway da Intelbras modelo GW 280 oferece quatro canais GSM (que podem chegar a oito). Dessa forma, poderão ser realizadas até oito ligações de forma simultânea. Além disso, o modelo permite que a empresa adote a tecnologia IP em sua infraestrutura de telefonia sem precisar de muito investimento. Para facilitar a instalação, o gateway GW 280 pode ser fixado na parede ou colocado em um rack.
Já o gateway modelo GW180 também possui quatro canais GSM (também expansíveis para oito). Com design compacto, o modelo GW 180 é recomendado para empresas que, além de economia, também buscam qualidade de áudio nas ligações.
Os gateways da Intelbras também trazem outros benefícios, como o envio e recebimento de SMS por e-mail via interface web. Os produtos da Intelbras permitem o bloqueio de números indesejados e a criação de lista de números favoritos. Além disso, faz chamadas sem que o número da empresa seja identificado.
Outra solução da Intelbras que as empresas podem adotar para economizar nas ligações para celular é a interface celular ITC 4100. Com tecnologia GSM Quad Band, o equipamento integra tecnologia móvel à fixa, podendo ser acoplado a centrais telefônicas. O produto foi desenvolvido para facilitar o uso compartilhado da linha celular. Assim, as empresas podem obter vantagens tarifárias oferecidas pelas operadoras de telefonia.
Conheça as soluções em telefonia da Intelbras.