Em meio as recomendações de isolamento social, muitas pessoas procuram alternativas para continuar trabalhando remotamente. Uma dessas soluções é o aplicativo de videoconferência Zoom. No entanto, ao que parece, há um grande problema de privacidade no serviço na sua versão para iPhone.

De acordo com a Vice, o aplicativo para iPhone (iOS) do Zoom está enviando dados dos utilizadores para o Facebook. O problema é que essa prática ocorre caso os usuários não estejam logados na rede social ou sequer tenham uma conta. Além disso, o serviço não informa sobre o envio e nem sinaliza que há algum tipo de parceria entre as empresas.

Toda a vez que o aplicativo é aberto, ele envia à rede social de Mark Zuckerberg dados como o modelo do dispositivo, provedor de rede, fuso horário, cidade e um identificador de propaganda para que anunciantes direcionem comerciais de produtos com base no interesse dos usuários. Infelizmente, segundo a publicação, esse tipo de compartilhamento é bastante comum se os serviços utilizarem o kit de desenvolvimento do Facebook para implementar novos recursos de utilização.

Quebra de regras

Em relação à questão, a rede social se defende, e informa que é dever das empresas que utilizarem seu kit de desenvolvimento indicar que os dados estão sendo compartilhados com terceiros, além de fornecer opções para desativar isso. No entanto, o Zoom não segue essas regras.

Pode ser difícil evitar completamente o serviço, justamente pela popularização recente. Por esse motivo, especialistas recomendam que os usuários evitem os aplicativos do serviço, e abram os convites de reunião diretamente no navegador do smartphone ou computador. Isso não evita completamente que dados sejam capturados, mas diminui o que é coletado.

Via: The Next Web