Nas últimas semanas, os produtores de conteúdo do YouTube estão percebendo que vídeos de sorteios estão sendo retirados do ar sem nenhum motivo aparente. O Youtube veio a público para esclarecer isso.
Respondendo a tweets recentes, os desenvolvedores da plataforma informaram que os sorteios não estão proibidos, porém, o usuário deve se atentar ao método utilizado para fazer o procedimento. Os vídeos que estão sendo retirados possuem uma coisa em comum: os sorteios estão sendo realizados pela plataforma “gleam.io”. O “gleam.io” é um serviço criado para facilitar sorteios online. Nele, é possível criar “metas” para que os usuários possam ganhar “tickets” para ter mais chances de ganhar.
A justificativa do YouTube para isso é que os sorteios são permitidos, o que é proibido são métodos para gerar engajamento, ou seja, exigir que as pessoas se inscrevam no canal, ou canais, para participar. Claramente, essa explicação não dá muitos detalhes sobre o problema. No tweet, o YouTube só deixou claro que não permite links com sites externos para realização desses sorteios.
O que o Youtube considera contra suas políticas de privacidade permanece incerto, porém, parece que as medidas estão se tornando mais rígidas para determinadas situações.
Giveaways are still allowed! What we don’t allow is linking to sites that solely aim to drive up subscriptions or other engagement metrics (views, likes..) through external contests or other means. Since that’s the case with this site, it violates our external links policy.
— TeamYouTube (@TeamYouTube) 25 de fevereiro de 2019
Via: 9to5google