Um estudo realizado pela empresa One Poll mostrou que a maior parte das pessoas costuma assumir riscos na internet, mesmo com repetidos alertas de especialista e diante de diversos episódios de vazamentos ocorridos nos últimos meses. Os pesquisadores entrevistaram duas mil pessoas e descobriram que a maioria delas continua ignorando regras básicas como não abrir anexos de e-mails de desconhecidos, não usar a mesma senahs em difernetes contas e compartilhar em excessos seus dados pessoais em redes sociais.
“Os resultados mostram não apenas quantas vezes as pessoas estão dispostas a enfrentar riscos mas também como regularmente elas se arriscam e arriscam suas informações pessoais de diversas maneiras”, afirma Jogan, CEO da Identity Guard, empresa que encomendou a pesquisa.
Durante a experiência, os participantes confessaram que clicam em artigos de clickbait e que baixam softwares desonestos e são culpados de compartilhar informações demais nas redes sociais.
80% deles declararam que clicam em “Li e entendi os termos deste acordo” sem terem lido nada do contrato ao aceitarem algo na internet.
- 20% afirmaram que excluiram postagens nas redes sociais ao perceberem que poderiam ter revelado muitas informações.
- Três em cada 10 afirmaram que raramente mudam suas senhas
- 45% usam a mesma senha para mais de uma conta na internet.