Urnas eletrônicas passarão por avaliação de segurança no dia da votação

Redação01/06/2018 12h58, atualizada em 01/06/2018 13h05

20171204123526

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta semana uma nova norma para as eleições de 2018, que acontecem em 7 de outubro, segundo informações da Agência Brasil. Neste ano, as urnas eletrônicas passarão por uma avaliação de segurança em tempo real no dia da votação.

Essa auditoria servirá para garantir que as assinaturas digitais dos sistemas, lacrados no TSE no início de setembro, são as mesmas assinaturas constantes nas urnas no dia da votação. A checagem vale também para um eventual segundo turno, agendado para 27 de outubro.

As seções que passarão por auditoria serão definidas por sorteio 20 dias antes da realização das eleições. Representantes dos partidos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e juízes eleitorais serão convidados para acompanhar.

No entanto, o procedimento será público, de modo que qualquer cidadão possa acompanhá-lo presencialmente se quiser, e será realizado antes do início da votação. O resultado da auditoria será divulgado também pela internet, no site do TSE, e no mesmo dia, de acordo com a nova norma.

Segundo o ministro Luiz Fux, presidente do TSE, a medida atende a uma solicitação de especialistas em segurança da informação.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital