Se você usa o Twitter, é uma boa ideia trocar a sua senha. Essa orientação é da própria empresa, que anunciou um bug que fez com que as senhas de todos os usuários ficassem expostas sem criptografia, o que poderia permitir que elas fossem utilizadas para fins maliciosos.
No blog da empresa, o diretor de tecnologia Parag Agrawal explica a situação. Segundo a publicação, as senhas foram armazenadas em texto simples nos registros internos do Twitter, graças a uma falha no processo de hash, que transforma as palavras-chave em sequências incompreensíveis de números, letras e símbolos. O objetivo desse processo é a prevenção: mesmo se alguém entrar nos bancos de dados do Twitter, não seria possível usar essa informação para invadir uma conta, pelo menos em teoria.
A explicação do Twitter é que o algoritmo da plataforma continha um bug que fazia com que as senhas fossem escritas em um registro interno antes de serem cifradas. Esses registros não eram apagados, de modo que a informação permanecia ali, acessível para qualquer um com acesso ao arquivo.
No entanto, a empresa acredita que não há motivo para pânico. O bug foi descoberto internamente e o Twitter afirma que não há indícios de que qualquer um de fora da companhia tenha obtido acesso indevido a esse banco de informações.
De qualquer forma, o Twitter diz que o bug foi corrigido, mas ainda recomenda que todos troquem suas senhas por garantia. Da mesma forma, a empresa orienta seus milhões de usuários a fazerem o mesmo em todos os serviços em que estão cadastrados com a mesma senha que usaram no Twitter.