Trusted Faces, sistema de desbloqueio facial, é removido do Android

Recurso desapareceu mesmo de aparelhos com o Android 9, como o Galaxy S9 e S10. Ainda não se sabe o motivo
Redação06/09/2019 13h49

20190906105451

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O desbloqueio por reconhecimento facial conhecido como Trusted Face, disponível em dispositivos Android desde 2014, desapareceu de vários smartphones. A ferramenta que estava acessível em Configurações -> Segurança -> Smart Lock -> Trusted Face não aparece mais em nenhuma versão do sistema.

O Trusted Face já havia sido removido de betas do Android 10, mas segundo o site Android Police ele também desapareceu de aparelhos que rodam a versão anterior do OS, como: OnePlus 6T, Samsung Galaxy S9 e S10 e Nokia 3.2, todos com o Android 9 Pie. Em nossa equipe, o recurso ainda está presente em um Motorola One Vision com o Android 9.

A remoção do recurso pôde acontecer de maneira tão fácil porque ele nunca fez parte do sistema Android. Ele sempre foi parte do Google Play Services, portanto, ele provavelmente foi removido em uma atualização recente deste app. Não é possível confirmar se essa é apenas uma remoção temporária.

O recurso não usa dados biométricos sofisticados para segurança: em vez disso, se baseia na correspondência da imagem cadastrada com o rosto do usuário atual do smartphone. Por isso, pode ser enganado por fotos ou vídeos.

Google vem trabalhando um sistema mais sofisticado de desbloqueio por reconhecimento facial, usando vários sensores como no Face ID da Apple, Esse pode ser um motivo da remoção: evitar ter duas formas ou tecnologias diferentes para realizar tarefas semelhantes.

Reprodução

Via: AndroidPolice / AndroidAuthority

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital