Smartphone subsidiado pelo governo dos EUA vem com malware instalado

Aparelhos vendidos dentro do programa Lifeline Assistance, que fornece smartphones a baixo custo para famílias de baixa renda, possuem pelo menos dois programas maliciosos pré-instalados
Renato Mota10/01/2020 21h51

20191101103137-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma operadora de telefonia móvel subsidiada pelo governo dos Estados Unidos para fornecer aparelhos para populações de baixa renda está oferecendo smartphones com pelo menos dois malwares pré-instalados. A falha foi descoberta pela empresa de segurança Malwarebytes.

Os aparelhos em questão são os modelos UMX U683CL. Um dos programas, o Wireless Update, é utilizado para atualizar o sistema operacional do smartphone, mas também é capaz de instalar aplicativos automaticamente sem o consentimento do usuário.

O outro malware é o Android/PUP.Riskware.Autoins.Fota.fbcvd, um trojan que é quase impossível de ser removido. Ele é uma variante de outro app malicioso desenvolvido pela  empresa chinesa Adups, que já foi acusada de coletar dados do usuário, criando backdoors para dispositivos móveis e desenvolver instaladores automáticos.

Os smartphones são vendidos dentro do programa Lifeline Assistance, financiado pelo governo norte-americano, para fornecer às famílias de baixa renda acesso à tecnologia de nova geração. O Assurance Wireless da Virgin Mobile oferece o UMX U683CL como sua opção mais econômica, por apenas US$ 35.

Usuários que receberam notificações de malware em seus aparelhos alertaram a Malwarebytes, que por sua vez adquiriu um dos telefones e confirmou a presença dos programas maliciosos. A empresa entrou em contato com a Assurance Wireless, mas não obteve resposta.

“É importante perceber que o UMX não está sozinho. Existem muitos relatórios de fabricantes de orçamento pré-instalados com malware, e esses relatórios estão aumentando em número”, alerta Nathan Collier, analista sênior da Malwarebytes.

Via Softpedia/Malwarebytes

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital