Uma equipe de estudantes do Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, na Suécia (KTH, na sigla em sueco), criou um sistema que garante que os motoristas ouvirão uma ambulância se aproximando, não importa o quão alta esteja a música em seus carros. Chamado de EVAM System, o sistema interrompe o áudio de carros próximos à ambulância e o substitui por um aviso.
Além do aviso em áudio, o display do rádio de carros próximos também mostrará um aviso que informa da proximidade de um veículo de emergência. Como o sinal é enviado ao longo da banda FM de rádio, todos os carros equipados com Radio Data System (RDS) ouvirão o aviso. O RDS é um sistema de transmissão de dados via rádio que já é comum em carros no Brasil desde ao menos 2013.
Segundo Mikael Emeberg, um dos criadores do sistema, o objetivo é reduzir o estresse e os acidentes causados por ambulâncias. “Normalmente os motoristas só têm poucos segundos para reagir e dar passagem a veículos de emergência”, diz. “O melhor tempo de aviso possível é de 10 a 15 segundos [antes de a ambulância chegar]. Queremos chamar a atenção dos motoristas com antecedência para mitigar o estresse que compromete a segurança nas ruas”, completa.
“Ambulância se aproximando”
De acordo com Florian Curinga, outro dos criadores do sistema, os avanços em isolamento acústico dos carros têm causado um aumento no número de acidentes de trânsito envolvendo ambulâncias. Como o carro é protegido contra sons externos, os motoristas não ouvem o veículo de emergência se aproximando. Aumentar o som das sirenes seria uma solução, mas isso prejudicaria todas as outras pessoas próximas à ambulância – e talvez sequer surtisse efeito sobre o motorista.
Para garantir que o aviso sempre chegue aos motoristas dentro do tempo ideal de resposta, o EVAM System consegue reagir a difrenças de velocidade máxima. Por isso, em uma estrada, por exemplo, o sistema será ativado a uma distância maior para compensar a alta velocidade. Numa rua de bairro, a ativação ocorrerá a uma distância menor entre a ambulância e o carro.
O sistema começará a ser testado na Suécia até abril deste ano, e poderá ser expandido caso se verifique que ele é capaz de reduzir acidentes. Um possível problema que o Engadget aponta é o fato de que as ondas de rádio com o aviso podem afetar carros que estejam em outras ruas – ou mesmo rádios com RDS que não estejam em carros. No entanto, por se tratar de uma fase de testes, é provável que esses problemas sejam resolvidos no futuro.