Sequestro de dispositivos se sofistica e ganha serviço de atendimento à vitima

Redação12/04/2016 17h02, atualizada em 12/04/2016 17h04

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Os ataques que sequestram computadores e pedem resgate, os ramsomware, estão cada vez mais sofisticados, chegando até a se tornarem uma operação profissional. De acordo com especialistas em segurança, diversas quadrilhas estão adotando táticas comuns de serviços de atendimento ao consumidor e telemarketing.

Os criminosos estariam contratando artistas gráficos, call centers e até suporte técnico para facilitar os processos de pagamento e recuperação de informações. “É um modelo de negócio perfeito, desde que você ignore o fato de que eles estão fazendo algo terrível”, explica James Trombly, presidente da Delphi Technology Solutions, empresa de serviços de informática nos Estados Unidos.

Os call centers trabalham para responder e-mails e fazer com que as vítimas paguem o resgate solicitado, enquanto artistas gráficos e tradutores garantem que as instruções de como proceder sejam compreendidas em várias línguas. Para que cada pessoa receba as informações em seu próprio idioma, as quadrilhas usam a geolocalização.

Esse tipo de ataque vem crescendo nos últimos anos e causando problemas para empresas e usuários comuns. Recentemente, criminosos sequestraram a rede de um hospital, pedindo um resgate de US$ 3,6 milhões.

Via Reuters 

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

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