Na semana passada, a empresa MRP Realty anunciou que tinha um novo “xerife na cidade”: um robô policial que ajudaria na segurança de um complexo residencial e comercial na cidade de Washington, nos Estados Unidos.
No entanto, o que aconteceu depois parece até cena de filme: o robô foi encontrado na última segunda-feira, 17, flutuando em uma fonte pública, como se alguém tivesse atirado nele por trás.
O que realmente aconteceu é que o robô acabou indo para o lado errado e caiu na fonte de água. O vice-presidente de marketing e vendas da Knightscope, fabricante do robô, Stacy Dean Stephens, afirmou em entrevista para o CNET que este era um incidente isolado e que está sendo investigado.
Já um porta-voz da MRP Realty afirmou que o uso de robôs na segurança ainda está em fase de testes. “Esses incidentes nos mostram onde são necessárias melhorias, que podem ser implantadas para contribuir com a segurança contínua de todos”, explicou.
Ainda assim, o acontecimento foi motivo para piada. Bilal Farooqui, que trabalha no complexo, tuitou uma imagem do robô flutuando com a mensagem: “Nosso prédio de escritórios adquiriu um robô de segurança. Ele se afogou. Nos prometeram carros voadores, em vez disso nós conseguimos robôs suicidas”.
Our D.C. office building got a security robot. It drowned itself.
We were promised flying cars, instead we got suicidal robots. pic.twitter.com/rGLTAWZMjn
— Bilal Farooqui (@bilalfarooqui) 17 de julho de 2017