Ao menos uma notícia a favor da HBO: quatro pessoas acusadas de serem responsáveis pelo vazamento recente de um episódio até então inédito de “Game of Thrones” foram presas na Índia nesta segunda-feira, 14, informou a polícia local.
A polícia indiana explicou à AFP que a investigação levou à prisão das pessoas por “publicação não-autorizada” do episódio. O quarteto permanecerá preso até o dia 21 de agosto enquanto as investigações evoluem e pode enfrentar acusações por crime de quebra de confiança e delitos digitais.
Vale observar que, ao contrário do que se imaginava inicialmente, o vazamento do quarto episódio da sétima temporada do seriado não parece ter vínculo com o ataque sofrido pela HBO, e o timing foi apenas uma coincidência.
Neste caso específico, o vazamento não se deu por nenhum ataque. Os quatro detidos trabalhavam em uma empresa de Mumbai que tinha como tarefa armazenar e processar os episódios para um aplicativo. Os acusados possuíam credenciais que proporcionaram acesso antecipado ao conteúdo que acabaria publicado irregularmente na internet.
Mais vazamentos
Se o vazamento de “Game of Thrones” foi só um caso de quebra de confiança, outros são resultado de um ataque hacker real e grave. Nesta segunda-feira, 14, os hackers liberaram na internet mais um conjunto de dados, incluindo episódios da próxima temporada da série “Curb Your Enthusiasm”, que não iriam ao ar até outubro.
Outros vazamentos recentes incluíram também um episódio até então inédito da comédia “Insecure”, e episódios de duas séries que ainda não tinham sequer ido ao ar, “Barry” e “The Deuce”. Anteriormente, os hackers divulgaram até mesmo os contatos de alguns dos atores que fazem “Game of Thrones”.