Os Estados Unidos deram um grande golpe contra o crime na dark web nesta semana. Agentes federais e parceiros internacionais derrubaram o Welcome To Video, considerado o maior site de pornografia infantil da dark web até hoje, tendo em vista seu enorme volume de conteúdo.

A megaoperação levou à apreensão de um servidor na Coreia do Sul, que armazenava mais de 8 TB de conteúdo perturbador para o site, com mais de 250 mil vídeos. Ao que tudo indica, o servidor é uma fonte de mídia abusiva, e não apenas um distribuidor, já que 45% dos vídeos analisados até o momento continha imagens novas para os investigadores.

Ao todo, 338 pessoas foram presas em todo o mundo – 23 estados dos EUA, além de Washington D.C., e 11 países. Alguns já se declararam culpados ou foram condenados. As autoridades também resgataram “pelo menos” 23 crianças que estavam sofrendo abusos.

Os agentes derrubaram a WTV ao explorar vulnerabilidades em seu sistema de pagamento. Cada usuário recebia um endereço bitcoin exclusivo para comprar conteúdos. Os investigadores federais rastrearam estas transações por meio de uma abordagem “sofisticada” que identificou o paradeiro geral do servidor, o administrador do site e, eventualmente, a localização física do servidor. 

É improvável, no entanto, que este caso desestimule a operação de outros mercados negros na dark web; a investigação também não deve prejudicar usuários legítimos da rede e da moeda digital. Ao menos, a derrubada do site criminoso mostra que operações consideravelmente grandes da internet oculta podem ser descobertas, além de lembrar que as criptomoedas estão sujeitas à lei.

Fonte: Engadget