Novo vazamento de código revela mais segredos da Nintendo

Pacote contém arte, ferramentas e protótipos de clássicos da empresa, como Super Mario World, além de jogos não lançados na época, como Starfox 2
Rafael Rigues27/07/2020 12h21, atualizada em 27/07/2020 12h24

20200727092528

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O vazamento de código-fonte da Nintendo, que ocorreu em maio deste ano, continua rendendo frutos para os fãs da empresa e historiadores dos games. É tanta coisa que o vazamento foi apelidado de “GigaLeak”. Neste domingo (26) mais um “pacote” de código, artes e ferramentas internas surgiu na internet, mostrando detalhes do desenvolvimento de vários títulos famosos da empresa, e também de alguns jogos nunca lançados.

Um destes é Starfox 2, que foi cancelado em agosto de 1995, quando já estava praticamente completo, e só foi lançado oficialmente em 2017, como parte do pacote de jogos do SNES Classic Edition.

Um dos itens do lote espantou até mesmo Dylan Cuthbert, programador do jogo: uma ferramenta usada internamente para desenvolvimento, escrita por ele há 30 anos. “De onde diabos os hackers conseguiram estes dados obscuros????!!”, perguntou no Twitter.

Além da ferramenta o pacote contém código-fonte da versão do jogo demonstrada na CES de janeiro de 1995 e arte não usada, revelando várias personagens que não aparecem no jogo final. Entre eles uma piloto humana:

Também há sprites que detalham a evolução da personagem Yoshi em Super Mario World. A versão inicial se parecia mais com um dinossauro do que a versão “fofinha” usada no jogo final.

Falando em Mario, há um protótipo de Yoshi’s Island com uma interface diferente, reusando músicas de Super Mario World e chamada de “Super Mario Bros. 5”.

Mas o achado mais interessante para os fãs resolve um mistério que já durava 24 anos. Originalmente, Luigi estaria presente em “Super Mario 64”. Animações e texturas foram encontradas no código, o que possibilitou que um modelo fosse recriado:

Estima-se que terabytes de código-fonte da Nintendo tenham vazado em maio deste ano, então provavelmente há muito mais informações por vir.

Fonte: Kotaku

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital