A partir desta segunda-feira (16), motoristas e passageiros que utilizam o app 99, e tiveram uma má experiência numa corrida, poderão bloquear uma pessoa específica em futuras viagens.

O recurso serve para os dois lados: passageiros poderão bloquear motoristas e vice versa. A medida, que já estava prevista no plano “Todos pela Segurança. Segurança para Todos” da empresa foi ampliada para todas as cidades brasileiras.

A ideia é que a ferramenta seja usada para o caso de acontecer alguma situação desconfortável na corrida, que faça com que o usuário ou o profissional não queiram mais encontrar com aquela pessoa em chamadas futuras. Direção perigosa, muita sujeita feita pelo passageiro ou outras condutas inadequadas podem ser justificativas para o bloqueio.

Quando uma corrida é encerrada, passageiros e motoristas recebem a notificação no app para avaliação – de uma a cinco estrelas. Depois dessa etapa, o usuário pode escolher bloquear a outra pessoa e vetá-la de chamadas futuras, de forma anônima. A pessoa bloqueada não é notificada da ação.

Além do bloqueio, a 99 colocou no seu plano de segurança outros recursos como a oportunidade de motoristas mulheres escolherem atender apenas a passageiras com perfil do mesmo gênero; gravação de áudio durante as corridas diretamente pelo app e foto do passageiro com identificação facial.