A 99 lançou na segunda-feira (9) um novo plano de campanha por meio de um manifesto, intitulado “Todos pela Segurança. Segurança para Todos”. O intuito da empresa é convidar passageiros e motoristas a colaborar com a preservação e a seguridade dentro da plataforma, e contribuir com novas ferramentas para ajudar neste processo. 

Além de novas funcionalidades, a 99 acredita que algumas atitudes podem gerar um amplo impacto na conscientização dos usuários devido ao longo alcance que possui no Brasil. Entre elas, relembrar hábitos simples como verificar os dados do veículo, manter o cadastro atualizado e avaliar a viagem. “Com apenas sete anos de existência, nós da 99 conectamos 20 milhões de brasileiros em 1.600 cidades pelo país”, constatou o manifesto. “Imaginem o poder que 20 milhões de pessoas têm juntas”. 

Com isso, o aplicativo de transporte visa acabar com os casos de desentendimento entre passageiros e motoristas, uma vez que 67% das ocorrências informadas na plataforma são de agressões verbais, que, segundo a empresa, podem ser combatidas com conhecimento e respeito. “Segurança começa com informação, começa por entender como prevenir e como atuar de forma adequada”, informou o comunicado.  

A conscientização será feita pela internet e pelo próprio app, mas também haverá uma série de profissionais que vão estar nas 35 Casas99 (centros de atendimento presencial) espalhadas pelo país. De acordo com a companhia, os centros têm capacidade de atender mais de 10 mil pessoas por dia.  

“Hoje, mais de 99,99% das nossas chamadas terminam em segurança”, disse Thiago Hipólito, diretor de segurança da 99. “Mas não estamos tranquilos com esse número e vamos nos manter dedicados em sempre promover mais proteção antes, durante e depois das corridas”. 

Ferramentas de segurança

O conjunto de medidas reúne ações desenvolvidas especialmente para o mercado brasileiro, assim como funcionalidades que chegam ao país depois de terem sido implementadas internacionalmente pela Didi (dona da 99). As ferramentas estarão disponíveis a partir deste mês, e englobam tanto passageiros quanto motoristas. Confira: 

99 Mulher – oferece a oportunidade de motoristas mulheres escolherem atender apenas a passageiras com perfil do mesmo gênero. O objetivo da ação é levar ainda mais segurança às utilizadoras da plataforma. 

Gravação de áudio – permite que passageiros e motoristas realizem gravações durante as corridas diretamente pelo app. A ferramenta foi lançada na China pela Didi no ano passado e agora chega ao Brasil.

Preenchimento automático de CPF – para facilitar a identificação dos passageiros pelos motoristas, o perfil do cliente será preenchido com o nome registrado no CPF. 

Foto do passageiro com identificação facial – além de permitir o envio de fotos de passageiros, uma nova ferramenta vai verificar se existe uma pessoa real no momento da captura da imagem. O processo será solicitado randomicamente e via inteligência artificial.

Bloqueio de usuários – concede a motoristas e passageiros o direito de bloquear indivíduos de uma determinada corrida. Desta forma, não haverá mais a possibilidade de esses usuários se conectarem em viagens futuras.