No setor bancário, a biometria já é uma realidade: nos últimos anos, os bancos têm investido na adoção desta tecnologia, com o objetivo de aumentar a segurança do cliente e evitar possíveis fraudes. Nesta semana, o banco HSBC anunciou que pretende incorporar mais uma tecnologia para deixar as transações mais seguras: o reconhecimento de voz.
O banco vai usar uma tecnologia semelhante à de um banco na Holanda. No aplicativo para smartphones, é possível realizar login e senha apenas pelo reconhecimento de fala. O recurso pode ajudar também a realizar tarefas na plataforma.
Intransferível
De acordo com especializas na tecnologia de comandos de voz, o timbre de voz de uma pessoa é único, assim como suas impressões digitais.
A tecnologia conta com mais de 100 sensores que identificam todos os traços da voz, conseguindo reconhecer coisas como velocidade, pronúncia e cadência. Assim que o usuário fala, o software compara as características com informações armazenadas em um servidor. Se os dados forem iguais, o acesso é permitido.
De acordo com o banco, a novidade deve estar disponível nas próximas semanas. Ainda não há informações sobre a expansão do recurso a outros países.
Via Ubergizmo