Hackers iranianos invadem site do governo dos EUA

Conteúdo do site da FDLP foi substituído por uma imagem de Trump ensaguentado e um texto que prometia vingança pela morte do major-general Qasem Soleimani
Rafael Rigues06/01/2020 16h49, atualizada em 06/01/2020 16h51

20191001104206

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um grupo de hackers auto-intitulado “Grupo de Cyber Segurança do Irã” invadiu e modificou a página do Federal Depository Library Program (FDLP), programa do governo dos EUA que mantém repositórios com documentos oficiais acessíveis a todos os cidadãos.

Em vez do conteúdo original a página mostrava uma imagem de Trump, com a boca ensanguentada, levando um soco de um punho identificado como o Irã. Um texto em inglês e persa faz referência a Qasem Soleimani, major-general iraniano que foi morto em um ataque com drones orquestrado pelo governo dos EUA na última sexta-feira (3). Segundo o texto “vingança severa aguarda os criminosos que sujaram suas mãos imundas com seu sangue”.

A imagem foi retirada do ar rapidamente e o site da FDLP já voltou ao normal. Um texto na página dizia que a invasão foi feita “em nome de Deus” e que “esta é apenas uma pequena amostra das cyber habilidades do Irã”.

O governo iraniano prometeu vingança após o assassinato de Soleimani, que foi considerado um “ato de guerra”. Entretanto, é improvável que o ataque seja parte de uma resposta oficial, já que o FDLP é uma pequena parte do governo norte-americano, sem significância para as forças armadas ou infra-estrutura do país, que são considerados os alvos mais prováveis de uma represália.

Fonte: Fayer Wayer

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital