O Google Chrome vai ganhar uma nova ferramenta no Windows para ajudar a manter a navegação mais segura e também para remover algumas ameaças que invadem o browser sem que o usuário perceba. Em resumo, o Chrome vai ganhar poderes parecidos com o de softwares antivírus.
O recurso, chamado Chrome Cleanup, já existe há algum tempo, mas agora foi totalmente redesenhado e ficou mais fácil de ser usado. Ele consegue remover softwares maliciosos com o aperto de um botão e também avisa o usuário quando extensões modificam as configurações do navegador sem consentimento do usuário.
Quando uma extensão for instalada no navegador e alterar o mecanismo padrão de busca, a nova ferramenta alertará o usuário da mudança, dando a opção dele restaurar as configurações anteriores.
Apesar de ter poderes próximos ao que alguns antivírus conseguem fazer, o recurso não tem como objetivo substituir antivírus em um computador. Ele só funciona dentro do Chrome e consegue apenas remover extensões que violam os termos de uso do Google.
O novo recurso de segurança começou a ser liberado nesta segunda-feira, 16, para usuários do Chrome no Windows.