Um golpe no Facebook descoberto pela empresa de segurança Eset, que promete passagens aéreas de graça ao usuário, acaba inscrevendo o usuário em um serviço pago de mensagens que pode custar até R$ 16 por mês.
O golpe, que circulava na rede social há alguns dias, mas foi rapidamente denunciado por usuários, sugere que o usuário poderia ganhar duas passagens em seu aniversário, caso participasse de uma promoção e respondesse a algumas questões. Ao clicar em um link, a pessoa era direcionada para páginas falsas da Latam e da Gol.
Uma mensagem informava que o usuário havia ganhado dois bilhetes e que, para ter acesso a eles, era preciso clicar em “Ok” e responder a três perguntas.
Depois de responder, seria necessário compartilhar o site no Facebook, curtir a página externa e compartilhar o link com 15 amigos.
Por fim, ao se inscrever, em uma espécie de cadastro, o usuário acabava participando de um serviço de SMS premium.
Como não cair em golpes como esse?
Tome cuidado com promoções que oferecem grandes descontos em produtos e serviços que chamam a atenção dos usuários. Na maioria das vezes, trata-se de um golpe que usa temas que chamam a atenção das pessoas para atrair vítimas.
Evite compartilhar links com seus amigos sem ter certeza de que eles são verdadeiros e, por fim, não insira seus dados pessoais em uma página suspeita.