Os pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da Virginia Tech e da Dashlane Analysis analisaram mais de 61 milhões de senhas utilizadas por internautas e descobriram que muitos usuários ainda são descuidados com as senhas que escolhem.

A equipe examinou os dados em busca de padrões, esclarecendo erros simples que continuam a ser cometidos por pessoas, e encontraram sequências de números, palavras comuns, nomes de marcas populares, times de futebol, entre outros.

“É difícil para os humanos memorizar senhas únicas”, explica Dr. Gang Wang, professor assistente do departamento. “Inevitavelmente, as pessoas reutilizam ou modificam ligeiramente, o que é uma prática perigosa.”

Boa parte das senhas analisadas eram da categoria “Password Walking”, que é quando o usuário cria uma senha com letras, números e caracteres que estejam próximos uns dos outros da disposição do teclado. Neste caso, as principais senhas são “qwerty” e “123456”, mas também foram registradas outras combinações, como “1q2w3e4r”, “1qaz2wsx”, “1qazxsw2”, “zaq12wsx”, “! qaz2wsx” e “1qaz@wsx”.

Confira outras senhas que são muito usadas pelos internautas:

Categoria amor/ódio:

  1. iloveyou
  2. f*ckyou
  3. a**hole
  4. f*ckoff
  5. iloveme
  6. trustno1
  7. beautiful
  8. ihateyou
  9. bullsh*t
  10. lovelove

Categoria marcas famosas:

  1. myspace 
  2. mustang
  3. linkedin
  4. ferrari
  5. playboy
  6. mercedes
  7. cocacola
  8. snickers
  9. corvette
  10. skittles

Categoria cultura pop e música:

  1. superman
  2. pokemon
  3. slipknot
  4. starwars
  5. metallica
  6. nirvana
  7. blink182
  8. spiderman
  9. greenday
  10. rockstar 

Categoria futebol

  1. liverpool
  2. chelsea
  3. arsenal
  4. barcelona
  5. manchester

Os especialistas em segurança na internet recomendam que os usuários procurem criar senhas complexas e que não sejam fáceis de descobrir. De preferência, use combinações de letras, números e caracteres de forma aleatória e não repita a senha usada em uma plataforma.