Firefox adicionará recurso Tor para impedir que sites rastreiem nossa navegação

A novidade chega na versão 67 do navegador da Mozilla
Redação08/03/2019 16h28, atualizada em 08/03/2019 21h43

20190308013203

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Você sabia que sites podem te rastrear através do tamanho da sua janela ou até mesmo nos seus padrões de clique? Pois é, a Mozilla já sabia e por essa razão implementará na versão 67 do Firefox uma função Tor capaz de esconder seus hábitos de navegação, melhorando a privacidade.

Para quem não sabe, o Tor é um software livre e de código aberto que proporciona a comunicação anônima e segura ao navegar pela Internet e em outras atividades online, mantendo a privacidade do usuário.

O recurso, chamado de “letterboxing”, adiciona caixas cinzas nas laterais da página no navegador toda vez que o usuário altera o tamanho da janela e, gradualmente, as elimina quando o tamanho já foi redefinido.

Isso serve para mascarar as dimensões da suas janelas de redes de publicidade que possam estar te rastreando. Parece um absurdo, mas é extremamente real, assim como o rastreamento por padrões de cliques.

Essa função está em atividade há anos no Tor e já foi adicionada pela Mozilla ao Firefoz Nightly. Para  colocar o recurso em ação, acesse a página de configuração, escreva about:config na barra de URL, procure por privacy.resistFingerprinting e altere para “True”.

Fonte: Genbeta

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital