Falha permite invadir iPhone mesmo com a tela bloqueada

Redação17/11/2016 14h20, atualizada em 17/11/2016 14h31

20161117122412

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os smartphones da Apple são tão seguros que nem o FBI consegue desbloquear os aparelhos. Porém, uma falha de segurança permite invadir o iPhone e acessar todos os contatos e fotos mesmo com a tela bloqueada.

O canal do YouTube EverythingApplePro mostrou em um vídeo que o problema está na assistente virtual Siri. Se ela estiver ativada para funcionar com o iPhone bloqueado, basta fazer uma ligação para o celular – se o invasor não souber qual é o número, é só perguntar para a Siri – e, ao invés de atender a ligação, selecionar a opção de enviar mensagem.

O aparelho vai abrir a tela de mensagens com o número da pessoa que ligou. Até essa etapa o sistema funciona normalmente, porém, ao pedir para a Siri acionar o VoiceOver, basta tocar na barra de contato e no teclado para conseguir selecionar outros contatos.

Depois é só escolher um para acessar todos os dados daquela pessoa e, ao selecionar a opção de adicionar uma foto ao contato, o sistema libera o acesso ao álbum de fotos. Durante o vídeo, o usuário mostra que a falha está presente desde a versão 8 do iOS até a mais recente versão de testes 10.2. Além disso, a falha também está presente no iPad.

Confira:

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital