Falha de segurança em loja da Epic Games permite que usuários joguem de graça

Erro possibilita instalar jogos pela conta de outras pessoas
Vinicius Szafran07/11/2019 17h23, atualizada em 07/11/2019 19h30

20191107022833

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma falha na segurança da loja da Epic Games permite que usuários instalem e joguem games sem que tenham comprado. Com esse erro, o jogador pode entrar na conta de outra pessoa que adquiriu o jogo desejado, instalá-lo e depois retornar normalmente para sua própria conta. O game então fica salvo e totalmente disponível, de graça, ao usuário.

O erro foi reportado em primeira mão pela CCN e testado diversas vezes. Desde que o jogo estivesse instalado no diretório da Epic Games, seria possível jogá-lo, sem que aparecesse qualquer mensagem de erro ou fechamento do game. Até mesmo no caso da criação de uma conta nova, sem nenhum jogo comprado, o erro foi replicado. Além disso, a falha foi testada em várias máquinas diferentes.

A falha aparenta ter alguma relação com uma falta de proteção anticópias ou de checagem de licenças por parte da loja. Não é a primeira vez, contudo, que a Epic Games Store apresenta esse tipo de problema. No mês de setembro deste ano, após o lançamento do jogo Borderlands 3, jogadores no Reddit e Twitter descobriram que era possível comprar o game, reembolsar o valor pago e ainda assim continuar jogando normalmente.

No caso desta nova falha, todos os jogos parecem ser acessíveis pela conta de outros usuários. Por melhor que pareça para os jogadores, isso pode ser uma preocupação para a empresa, porque os jogadores podem dividir a mesma cópia de um jogo inúmeras vezes, reduzindo drasticamente as vendas.

Mesmo que seja feita a correção, o sistema continua sendo simples de burlar, bastando apenas se conectar novamente à conta que possui o jogo. Esse tende a ser mais um grande problema para a Epic Games Store, que já enfrentou acusações de ser um spyware e de aplicar práticas predatórias de negócios.

Além de todos esses problemas, o fundador da Epic, Tim Sweeney, ficou famoso no Twitter por rebater comentários de maneira sarcástica e criticar outras distribuidoras de jogos, como a Steam. Os jogadores também tiveram problemas com o progresso de Borderlands 3: a Epic Games Store corrompia os arquivos salvos na nuvem, e todos os avanços do jogador eram perdidos.

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital