O Facebook possui uma ferramenta que identifica regiões que estão passando por algum desastre natural ou social e permite que os usuários se marquem como seguros. Agora, a rede social está liberando um mapa dos desastres identificados.
O objetivo é que organizações de ajuda tenham mais informações sobre onde as pessoas estão localizas para enviar resgate, recursos – como alimentos, água e suprimentos – e determinar em qual região as pessoas estão fora de perigo.
Os mapas, que são baseados na ferramenta Verificação de Segurança, podem medir a densidade de localização e mostram onde as pessoas estão localizadas antes, durante e após um desastre; e padrões de movimento entre diferentes bairros ou cidades ao longo de várias horas.
A iniciativa tem apoio da Unicef, da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, do Programa Mundial de Alimentos e outras organizações.
“Com base no feedback dessas organizações, estamos fornecendo vários tipos de mapas, durante os esforços de resposta a desastres, que incluem informações agregadas de localização que as pessoas escolheram compartilhar com o Facebook”, afirmou a empresa.