O Facebook anunciou hoje que começará a oferecer suporte para chaves USB e NFC. O recurso tem o objetivo de dar mais segurança às contas de pessoas que quiserem utilizar essa novidade e serve como uma espécie de substituto à autenticação de dois fatores que a rede social já oferece. 

As chaves em questão são pequenos dispositivos USB que funcionam de maneira bem parecida com uma chave tradicional. Ao realizar o login no Facebook por um computador novo, o site pedirá que o usuário insira a sua chave. Neste momento, ele insere o dispositivo USB no computador e, quando a chave é reconhecida, o login do usuário é liberado.

Por enquanto, o recurso só funciona nas versões mais recentes dos navegadores Chrome e Opera. Mesmo assim, a rede social ainda solicitará que o usuário indique um método alternativo de dupla autenticação. A alternativa à chave pode ser, por exemplo, um número de celular (que receberá uma mensagem SMS com um código caso o usuário esteja sem a chave).

Reprodução

Chaves NFC

Como o recurso não é suportado pelo aplicativo do Facebook no celular, ainda não é possível travar o aplicativo dessa maneira. No entanto, a versão web do Facebook para aparelhos móveis já pode utilizar a novidade caso seja acessada pela ultima versão do Chrome, se o usuário tem o aplicativo Google Authenticator instalado. 

Nesse caso, é necessário ter também uma chave e um celular compatíveis com NFC (near field communication). O processo, então, é parecido: basta fazer o login e, quando o site pedir pela chave, aproximar o dispositivo do celular. 

Essas limitações acontecem porque “as APIs para fazer isso ainda são muito novas”, de acordo com o que o engenheiro de segurança do Facebook Brad Hill disse ao The Verge em entrevista. “Estamos ansiosos para usar outros métodos como Bluetooth [para destravar aparelhos móveis]”, disse.