Esteja preparado para adotar estratégias de monetização de dados

À medida que as organizações geram inovações, constróem valor por meio da monetização de dados
Liliane Nakagawa19/07/2019 15h21

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Já falei por aqui algumas vezes que o uso de dados é uma forma de incrementar fluxos de receita por meio de uma análise minuciosa dos mesmos, transformando-os em informação e, por que não, conhecimento. Já há um ecossistema que permite não só conquistar novos clientes, mas tornar a relação com eles mais completa.

E o mercado está atento a este movimento. Uma pesquisa da Gartner¹ mostra que cerca de 30% das empresas já começaram – diretamente ou indiretamente – a monetizar seus dados, tratando-os como um ativo. Mas, para colocar isso em prática, é exigido uma série de requisitos técnicos e de mudanças na estratégia corporativa.

Reduzir também é monetizar

Abordando um pouco a parte mais técnica, um dos grandes desafios atuais de CIOs e gerentes de TI está em reduzir o custo com armazenamento dos dados, pensando também no crescimento exponencial deste investimento.

Neste sentido, a adoção de tecnologias de código aberto como o Hadoop e bancos de dados NoSQL são a chave para ter um gerenciamento mais efetivo, seguro e com melhor performance.

Um estudo aqui da Hitachi Vantara – acessível neste link – mostra que uma implementação bem sucedida do Hadoop pode diminuir em até 10 vezes os custos com storage. Quando se fala em modelagem ETL, o Hadoop reduz o tempo de integração em até 70%.

Já a adoção do NoSQL traz vantagens intrínsecas como melhor performance, escalabilidade e flexibilidade. Com ela, não é necessário a obedecer a uma concepção prévia, aliada a velocidade que somente uma programação orientada a objetos permite.

Estas tecnologias opensource viabilizam uma nova proposta de valor para companhias de todo o mundo. Ao extrair conhecimento sobre clientes e processos, é possível colocar em prática KPIs objetivos como a redução do churn, maior retenção de cliente ou incremento das vendas por meio de técnicas upsell. É possível, ainda, vender a sua base de informações como serviço agregado para clientes ou prospects.

IoT e a geração de valor

O potencial é ainda maior quando se examina a Internet da Coisas. Como já escrevi, em 2020 o mundo vai contar com 21 bilhões de devices. Até lá, o BCG  aponta que as empresas gastarão cerca de US$ 290 bilhões em tecnologia.

O ecossistema de ferramentas e tecnologias baseadas no Hadoop e no NoSQL permite redução de custo, criação de oportunidades, geração de receita e melhoria da experiência do cliente. O seu foco deve estar em examinar seus dados e ver como eles se alinham com seus produtos, serviços e objetivos. Essa visão de todo o processo da jornada de dados vai ajudar a resolver grandes problemas e criar benefícios para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como implementar processo de monetização de dados? Convido você a ler este ebook produzido de maneira exclusiva pela Hitachi Vantara. O download pode ser feito neste link.

¹ Gartner – How to monetize your customer data

Liliane Nakagawa é editor(a) no Olhar Digital