O sistema de proteção do iPhone é um dos mais rígidos no mercado de smartphones, mas um pequeno dispositivo vendido por US$ 500 nos EUA é capaz de desbloquear qualquer modelo do iPhone 7 ou iPhone 7 Plus através de um ataque de força bruta.
Quem descobriu esse aparelho sem nome foi o canal EverythingApplePro, do YouTube, que já divulgou outras graves falhas de segurança e bugs do iOS no passado. Segundo o youtuber, o dispositivo só funciona com a geração mais recente do iPhone rodando iOS 10.3.3 ou o iOS 11 Beta.
O aparelho pode se conectar a até três iPhones ao mesmo tempo, graças às suas três saídas USB que se ligam aos celulares usando cabos Lightning. Ele então se aproveita de uma vulnerabilidade no estado de recuperação de dados do telefone para atacar.
Nesse estado, uma falha no código do iOS permite que o número de tentativas de inserir a senha seja ilimitado. A partir daí, o dispositivo começa a testar o maior número possível de combinações de dígitos para desbloquear o smartphone, na base da tentativa e erro.
Dependendo da complexidade da senha, a máquina pode levar alguns dias para desbloquear o iPhone 7 conectado. Como se trata de um problema na versão mais recente do iOS, e que só funciona nos iPhones mais novos, é provável que a Apple disponibilizará uma correção para essa falha em breve.